Postagens

Mostrando postagens de maio 23, 2021

LIMPAR BAINHA E CABO DE PRATA

Atenção: Não retire a pátina da prata ou da lâmina das facas antigas, isto desvaloriza o ítem. A pasta de dentes misturada com bicarbonato de sódio é um dos  macetes mais antigos para limpar prata, que apesar de estranho funciona.  Misture pasta de dentes branca comum com bicarbonato de sódio e um pouco d'água. Use uma escova de dentes macia para evitar arranhar. Escove as peças de prata com a mistura até retirar a oxidacão. Lave com água e sabão. Depois de secar use uma flanela ou pano macio para polir e deixar a prata brilhando.

TALAS DE CARNEIRO MERINO

Imagem
Para desempenar as talas pré aqueça um forno a aprox. 130/150°C, coloque as talas por mais ou menos 4 ou 5 minutos. Retire do forno e prenda as talas uma contra a outra pelo lado externo (forçando uma parte da textura contra a outra), com dois grampos C, um em cada ponta das talas. Quanto mais tempo você deixar o material sob a pressão dos grampos, melhor o resultado. Depois que o material esfria ele não volta a empenar. Pra trabalhar este material, lixe somente o lado interno, não lixe o lado da textura (lado externo do chifre). Use lixa grossa e nova pra evitar aquecimento. Se aquecer,  pode empenar novamente. Se empenar, coloque no forno e siga o processo para desempenar descrito acima.   Pra colar pode usar araldite e para ajudar na fixação das talas faça vários furos rasos com no máximo 2,5 milímetros de profundidade.

TALAS DE CHIFRE DE BOI

Imagem
Escolha um chifre com paredes bem espessas, corte ao meio e faça outro corte separando em pedaços que dêem o tamanho da tala. Ferva o material numa panela de pressão com água, por + - 10 min. Retire da panela e prense entre duas chapas, usando uma morsa ou grampos C. Depois disso corte as sobras e faça os ajustes no cabo.

TESTANDO AS FACAS

Os testes devem ser feitos de acordo com o uso para o qual cada lâmina foi projetadada.  COREADEIRAS, SKINNERS, FACAS DE CAÇA: Teste numa carcaça, esquartejando, coreando. FACAS DE CHURRASCO: Teste cortando carne, legumes, usando na cozinha. FACAS DE CAMPO PARA TRABALHO PESADO: Teste cortando madeiras sem dó nem piedade.

CONTORNOS DE GRÃO

Imagem
Os contornos de grão são defeitos importantes nos materiais. Eles são na verdade uma falha na orientação dos cristais. É mais fácil entender o que é o contorno de grão quando explicamos de onde ele vem. As figuras abaixo ajudam a exemplificar o fenômeno. Durante a solidificação do ferro, começam a surgir núcleos de cristalização (Figura "a"). Isto é, átomos começam a se aglomerar, seguindo a estrutura cristalina.  No entanto, onde se tem o metal derretido começam a aparecer milhões de núcleos de solidificação ao mesmo tempo. Um núcleo não sabe, no entanto, a orientação dos outros núcleos, e assim, cada um deles se forma numa orientação diferente.  Dentro do núcleo é que se tem a mesma orientação cristalográfica. Conforme os núcleos vão crescendo (Figura "b") os átomos se agregam no núcleo formado seguindo a orientação cristalográfica deste núcleo. Quando todo o material se solidificou os núcleos se encontram, porém, com orientações cristalográficas diferentes  (Figu

AÇO INOXIDÁVELL 316

O aço inox de grau 316 possui grandes quantidades de CROMO e NÍQUEL, também contém SILÍCIO, MANGANÊS e CARBONO, sendo a maior parte da composição ferro.  A principal diferença 304 e o 316 é a composição química,  O 316 contém uma quantidade significativa de MOLIBDÊNIO, 2 a 3 por cento em peso. No 304 são encontrados apenas vestígios.    O maior teor de molibdênio resulta que o aço inox 316 possui maior resistência à corrosão. O aço inoxidável 316 é considerado uma das escolhas mais adequadas ao selecionar um aço inoxidávell austenítico para aplicações marítimas. Outras aplicações comuns do aço inoxidável 316 incluem: Equipamento de processamento e armazenamento químico. Equipamentos de refinaria Dispositivos médicos Ambientes marinhos, especialmente aqueles com cloretos presentes

AÇO INOXIDÁVEL 304

Inox de grau 304 é geralmente considerado como o aço inoxidávell austenítico mais comum. Contém alto teor de níquel que entre 8 e 10,5 por cento em peso e uma alta quantidade de cromo em aprox. 18 a 20 por cento em peso.  Outros importantes elementos de liga incluem MANGANÊS, SILÍCIO e CARBONO. O restante da composição química é principalmente de ferro. As altas quantidades de CROMO e NÍQUEL dão ao aço inoxl 304 excelente resistência à corrosão.  APLICAÇÕES COMUNS  Eletrodomésticos, geladeiras e lava louças, equipamento comercial de processamento de alimentos,Fixadores tubulação, Trocadores de calor Estruturas em ambientes que corroem o aço carbono padrão.

FACA x ÁCIDO SULFÍNICO - H2S02t

Imagem
Uma recomendação que alguns vendedores de facas fazem a seus clientes é sobre o uso delas para cortar CEBOLAS.  Isto porque ao ser cortada, a cebola libera as ENZIMAS ALINASES, que reagem com o ÓXIDO SULFÚRICO presente na própria cebola, dando origem ao ÁCIDO SULFÍNICO (H2S02t), o que pode prejudicar o fio e danificar a lâmina. O ácido poderá corroer a lámina da faca. O fio, por ter por menos massa estará mais vulnerável. Entretanto, a quantidade deste ácido encontrada em alimentos não seria suficiente para tal. Para evitar este e outros problemas, lave e seque a faca após o uso, para guardá-la.