Postagens

Mostrando postagens de junho 20, 2021

RESTAURAÇÃO: ARMAS ANTIGAS

Restaurar é REVELAR o que estava ESCONDIDO por camadas de óxidos, tintas, etc, e NÃO MODIFICAR QUALQUER DETALHE NA PEÇA, por menor que seja. Alguns cuteleiros/ferreiros, cometem verdadeiros absurdos CONTRA AS ARMAS ANTIGAS, polindo, lixando e substituindo peças de facas e espadas antigas. SE VC FIZER ISTO, A FACA, ESPADA OU QUALQUER ARTEFATO ANTIGO PERDE COMPLETAMENTE O VALOR. Restaurações de objetos antigos  devem manter o máximo possível as características e as partes originais. Se receber uma arma antiga pra restaurar, avalie se você domina as TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO. Se tiver a menor dúvida, recuse o trabalho!

GRAMINHO TRAÇADOR

Imagem
São utilizados para traçar peças onde os traços são retos e paralelos, tem  um parafuso de ajuste e uma escala graduada, com sensibilidade de 0.05mm e  varia muito seu tamanho de acordo com a aplicação. Os riscadores são fabricados com aço temperado, com ponta fina e  ângulo de aproximadamente 10°, podendo ser retos, curvos ou  mistos possibilitando maior variedade na sua utilização. As condições para um bom traçado são: Use riscador de aço com ponta bem afiada com traço fino e nítido. Não repasse o riscador em traço já feito. Na maioria dos casos, pinte antes a superfície a traçar com tinta  para traçagem. Dessa forma, os traços  feitos pelo graminho se destacarão com nitidez.

PÁTINA FORÇADA

Pátina é uma fina camada de oxidação que ocorre naturalmente nas lâminas de aço carbono. É causada por vários compostos químicos reagindo com o aço. Isso acontece com o tempo e com o uso. Você notará diferentes cores e texturas em sua lâmina depois de cortar frutas e vegetais ácidos. Esta é uma pátina natural. Embora seja uma forma de ferrugem, a pátina protege a lâmina e adiciona uma camada de proteção contra a corrosão mais profunda. Por ser uma oxidação controlada, é um processo semelhante à ferrugem, mas em menor grau.     Além da proteção adicional, muitas pessoas gostam da aparência de uma pátina forçada. Forçar uma pátina é acelerar manualmente o processo natural.  Expondo a lâmina a certos ácidos: vinagre ou mostarda geralmente têm bons resultados.  Embrulhar a lâmina em uma toalha embebida em vinagre dá bons resultados. Podemos aquecer o vinagre em uma panela antes de mergulhar a faca, experimente vários tempos de imersão enquanto observa o desenvolvimento da pátina.  Não se p

FACA ENTERÇADA

Imagem
É uma técnica de construção na qual a lâmina é fixada por rebites a uma fenda no ricasso.  Ricasso e lâmina são alinhados e furados, os rebites são rebatidos a frio ou aquecidos e caldeados formando uma união bem rígida entre lâmina e empunhadura.  Antigas facas sorocabanas enterçadas tem o dorso com espessura entre 2 e 3mm, com lâminas entre 20 a 40 cm, embora existam menores e maiores do que isso, alguns atingindo o tamanho de espadas. Obs.: Os círculos em vermelho destacam o contorno dos três rebites que fixam a lâmina ao ricasso. A outra foto mostra como a lâmina é inserida no ricasso.

SABRE KILIJ

Imagem
Estes sabres eram feitos com o aço wootz.   As peças mais antigas apresentam uma longa lâmina curvada ligeiramente a partir do cabo e mais fortemente na metade distal. A largura da lâmina permanecia estreita com uma leve conicidade até os últimos 30% de seu comp., ponto em que ela se tornava mais larga. Além da ponta alargada, estas lâminas têm uma guarda em forma de T, Isso permitiu maior rigidez da lâmina sem aumento de peso. Por causa do formato da ponta da lâmina e da natureza de sua curvatura, o kilij era usado para golpear.