Postagens

Mostrando postagens de julho 4, 2021

ESPADA IDÁ

Muito utilizada pelos Yorubás da África Ocidental. É considerada um símbolo de poder real. A lâmina começa estreita no cabo e engrossa na ponta. Lendas também dizem que o povo Yorubá adicionava pimenta e veneno nas lâminas para tornar o corte mais doloroso e mortal.  A Idá é extremamente cortante  tornando-a perfeita para múltiplos propósitos, como caça, batalhas e uso cotidiano.

FERREIRO NA IDADE MÉDIA

Era um artesão muito disputado, nas guerras eram poupados e mudavam de senhor. A fabricação de ligas ferrosas na Idade Média era uma atividade que exigia muita experiência e cercada de mistérios. A técnica era mantida em segredo por representar uma vantagem estratégica nas guerras.  Os grupos humanos da Idade Média eram organizadas em sociedades feudais, tendo como características principais: - Economia agrária. - Escassa circulação monetária. - Todo o excedente era propriedade do senhor. - O feudo e os seus habitantes eram propriedades do clero e da nobreza. O primeiro processo de conformação  foi provavelmente o forjamento com marreta, de um pedaço de metal maleável ou aquecido a altas temperaturas para torna-lo maleável. As técnicas usadas permitiam a confecção de foices, punhais, pregos, espadas, martelos, armaduras, etc.

YOSHINDO YOSHIHARA

Sua família faz espadas há dez gerações. Na sua oficina em Tóquio treina atualmente 6 aprendizes, que devem passar por 10 anos de treinamento para atingir o status de mestre.  Yoshihara confia em suas próprias habilidades como ferreiro para fabricar não apenas suas espadas altamente cobiçadas, mas também as ferramentas para fazê-las.  Cada ferramenta em sua oficina foi criada por ele ou um dos aprendizes e são exclusivas de sua oficina. As espadas de Yoshihara são apreciadas por pessoas ao redor do mundo, elas foram exibidas nos principais museus do mundo. O estilo de fabricação de espadas de Yoshihara combina tradição com inovação e o torna um dos líderes na fabricação de espadas de hoje. Ele também é autor de muitos livros, incluindo o incrivelmente inspirador e detalhado -  A ARTE DA ESPADA JAPONESA: O OFÍCIO DE FABRICAÇÃO DE ESPADAS E SUA APRECIAÇÃO.

ALTURA DA BIGORNA

Imagem
Com estas instruções você irá se manter saudável durante muitos anos e sempre trabalhará de forma muito mais eficiente. Fique em pé com os pés afastados na largura normal, as mãos ao lado do corpo, feche o punho da mão que martela - a mão dominante. Os nós dos dedos devem tocar na face da bigorna - topo da bigorna. Esta é a altura adequada. Coloque sua bigorna em um bloco ou suporte sólido e muito resistente, ela não deve se mover ao trabalhar com o aço.

AÇO 1074

Alto teor de carbono e as condições específicas do processo de produção conferem ao SAE 1074 dureza e resistência. Trata-se de um aço carbono especial e só há registro de outro fornecedor na Alemanha. Este aço está sendo produzido no Brasil com grau de qualidade igual ao utilizado na Alemanha. O aço 1074 é usado em peças de alta resistência ao desgaste, discos de arado, lâminas de trator, molas de alta resistência, ferramentas, facões, etc. Carbono: 0,7 - 0,8 %       Manganês: 0,60 - 0,90 %  Fósforo: 0,040 %       Silício: 0,050 %