A FACA
PONTA (POINT): Parte fundamental e posterior da lâmina que se destina a perfurar e onde geralmente convergem as linhas de desbaste do gume.
FIO DE CORTE OU GUME (EDGE): Parte afiada destinada ao corte. Resulta do processo de desbaste da lâmina num ou em ambos os lados da folha de metal.
PLANO DE DESBASTE OU BISEL (GRIND OU BEVEL): Área que vai desde o dorso até ao fio de forma progressiva e que é determinante quanto à resistência da lâmina e ao seu poder de corte.
RICASSO (RICASSO): Área anterior da lâmina (geralmente junto à guarda do punho) que mantém a espessura original e confere uma resistência extra à lâmina e ainda possibilita mais segurança em seu uso.
ESPIGÃO (TANG): Parte da lâmina que percorre parte ou a totalidade do punho. Serve como união entre a lâmina e o cabo.
FALSO FIO (FALSE EDGE): Resulta da convergência de um segundo desbaste, mas embora pareça, não corta. Serve apenas como auxiliar na penetração da ponta.
ESPINHA OU DORSO (BACK OU SPINE): Parte mais larga da lâmina e que garante a resistência da mesma. Chama-se espinha por se encontrar no centro de uma lâmina de dois fios (como numa adaga).
MOSCA (FULLER): Reentrância longitudinal na lâmina que retira peso da faca e evita a geração de vácuo, facilitando o manuseio da faca, caso ela penetre totalmente algum objeto.
CHOIL: O Choil é um recorte não afiado da lâmina localizado próximo ao cabo, para proporcionar mais conforto ao dedo indicador, facilitando a empunhadura.
JIMPING (APERTO DE POLEGAR): Pequenos entalhes ou filamentos cortados na parte de trás de uma lâmina ou em outras partes da faca, para dar mais precisão ao uso e evitar que os dedos escorreguem ao usar a faca.
Comentários
Postar um comentário