CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX

CLASSIFICAÇÃO ABNT - AÇOS INOX
Como sabemos, os aços inoxidáveis precisam ter 12% de cromo em solução sólida. Como podemos notar na tabela acima, o percentual de cromo normalmente é maior que 12%. Por que, na prática isso ocorre? Ocorre porque o cromo pode tanto ficar em solução como precipitar na forma de carbonetos. Notamos que o carbono sempre está presente nos aços inox. 

Se colocarmos exatamente 12% de Cr no aço pode ocorrer que o cromo ao encontrar um átomo de carbono saia da solução sólida e precipite como um carboneto de cromo. Este processo chama-se SENSITIZAÇÃO. 

Se o cromo sai da solução sólida e precipita, teremos menos de 12% de cromo em solução, logo o aço DEIXA DE SER INOX. O que se pode fazer na prática é adicionar cromo em excesso para que caso ocorra alguma sensitização, a quantidade de cromo em solução não fique menor que 12%. 

Outra alternativa é diminuir o
percentual de carbono. Por este motivo alguns aços possuem um “L” após o número da série, como por exemplo 304L ou 316L. Este "L" faz referência ao baixo carbono. Além do “L” podem aparecer outras letras,
como H, F, S, A, B, C, que dizem respeito a modificações específicas na composição química dos aços inox.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO