Massa refratária
BRUT DE FORGE
É obtido deixando a lâmina com as marcas da forja, sem polir. Essas marcas permanecem após martelar o metal durante o processo de forjamento. É comum escutarmos sobre o acabamento Brut de Forge, mas nem sempre se sabe o que é.
Chamamos facas brut de forge as lâminas onde de manteve o aspecto original que se tem do aço recém-saído da forja. O aço mostra um aspecto visual cinza/escuro que é a cor da carepa. Ao forjar uma peça que deve resultar num aspecto brut de forge, o forjador deve ficar atento para os seguinte detalhes:
1) - Forjar com muito cuidado, pois a peça tem que terminar com o formato e espessura do gume muito próximas do formato final.
2) - Visualizar na peça como será o aspecto desejado e trabalhar o aço pra chegar no resultado pretendido.
Também são consideradas facas brut de forge as lâminas obtidas de ferramentas como limas e grosas.
Apesar do aspecto bruto, todas as etapas de recozimento, normalização, têmpera e revenimento tem que ser feitas. Caso contrário você não terá uma lâmina de qualidade. Alguns cuteleiros chamam o preto restante de brut de forge por não ter limpado a lâmina após o revenimento.
Se o que você vê é uma área lisa em preto ou preto e cinza escuro, sem marcas ou ondulações, Isso não é brut de forge !
ISHIME
Alguns ferreiros usam martelos com texturas diferentes para criar um aspecto de superfície rochosa.
KOROUCHI
A lâmina tem uma aparência rústica, pois é coberta por uma camada de metal queimado.
NASHIJI
Esse acabamento significa casca de pêra em japonês, porque parece com a casca áspera dessa fruta.
Isso pode ser feito de duas maneiras: polindo um acabamento kurouchi revelando a textura áspera do processo de forjamento ou colocando a lâmina depois de forjá-la em um toco de madeira e martelando o metal até que a carepa rache e caia.
MIGAKI
É obtido lixando a lâmina até que um acabamento uniforme seja alcançado Existem vários níveis, de fosco a brilhante acetinado.
TSUCHIME
A palavra tsuchime significa martelado. Depois que a lâmina é forjada, ela passa por um segundo processo no qual o ferreiro usa um martelo bola para deixar marcas.
ESPELHO POLIDO
Quando uma lâmina é lixada com abrasivos de grãos cada vez mais finos, é criada uma superfície que reflete a luz cada vez melhor. É possível obter um acabamento refletivo como um espelho.
ACETINADO
É o mais comum para lâminas de uso muito frequente, por ser simples de ser feito e possuir baixo custo. É um acabamento semi-brilhante, muito usado em facas de aço carbono, devido a sua fácil manutenção, em que é necessário apenas lavar a lâmina com esponja de lavar louças para que ela retome seu aspecto original.
ESPELHADO
Tem um aspecto brilhante e é encontrado em muitas lâminas de fabricação artesanal, devido à estética que garante às facas. É obtido por meio do polimento da lâmina com discos e massas de polimento, utilizado com mais frequência em lâminas de aço inox, apesar de também ser encontrado em lâminas de aço carbono.
FOSFATIZADO
A lâmina é revestida por uma camada de fosfato de manganês, através do processo de fosfatização, que além de garantir aparência preta à lâmina, protege a superfície do aço contra a oxidação e aumenta sua resistência ao desgaste e ferrugem.
PERCLORETO DE FERRO
Você pode obter um acabamento levemente acetinado e envelhecido.
Dependendo do aço e do tratamento térmico a linha de têmpera é revelada neste processo.
Comentários
Postar um comentário