AÇO DAMASCO SIMPLES NÃO HÁ AÇO DAMASCO SIMPLES!
Tenho observado que, mesmo com a quantidade de informações à disposição, ainda há muitos questionamentos sobre a produção de aço damasco. Vem ocorrendo uma certa banalização deste material que algumas pessoas vêem como o máximo da cutelaria.
Há quem pretenda confeccionar aço damasco sem, ao menos, conhecer os conceitos básicos de uma boa faca. O que ocorre é que, devido à velocidade e propagação das informações, cria-se uma falsa idéia que trabalhos primorosos são muito mais fáceis de realizar do o são na verdade.
Deve-se ter em mente que produzir aço damasco é difícil, trabalhoso, tem um custo elevado e há padrões muito complexos que poucos cuteleiros tem condições de produzir. Por outro lado, tende a ocorrer uma certa desvalorização do damasco simples.
O aço damasco é obtido através de caldeamento, ou microfusão de superficie de dois ou mais aços de composições químicas diferentes.
Após as diversas operações de caldeamentos e dobras sucessivas, o se que tem é uma barra de metais caldeados que, se corretamente produzida, deverá responder ao forjamento como se fosse uma peça única de aço puro. Esta é a base pra construção para diversos padrões simples de aço damasco.
Há também muitos questionamentos sobre as características das forjas para caldear damasco, mas é um dispositivo bastante simples. Utilizo um secador de cabelo, dois botijões conjugados, com reguladores de pressão e na entrada da forja há uma válvula agulha simples. Este equipamento produz uma quantidade de calor suficiente pra efetuar o caldeamento. Diferente
das operações de forja comum, pra damasco a forja precisa estar muito quente.
Comentários
Postar um comentário