AÇO INOX MARTENSÍTICO
Nos aços inoxidáveis martensíticos, os mais indicados para cutelaria, o carbono e o cromo estão sempre presentes em grandes quantidades. O termo grandes quantidades significa um percentual maior do que o normalmente encontrado nos aços comuns.
Na composição de aços modernos destinados à cutelaria, quer sejam aqueles classificados como carbono ou os inoxidáveis, dificilmente poderá existir menos do que 0.6% de carbono, pois este é o principal elemento que, após a adequada têmpera, concederá dureza à peça.
Embora o cromo não seja um elemento mágico, sua adição nos chamados aços nobres lhes confere características especiais, sempre desejáveis em itens de cutelaria.
Uma quantidade pequena de cromo, algo entre 0.25 e 0.50% aumenta naturalmente a dureza, bem como reduz a presença de "pontos brandos", moles, comuns a certos aços; uma quantidade moderada, algo como de 0.8 a 1.25% retarda consideravelmente a oxidação e a ação da corrosão.
Um aço com essas porcentagens de cromo será mais resistente à ação de agentes externos, tais como ácidos e outros elementos químicos que possam ocasionar manchas; uma grande quantidade, a partir de 4% aumenta a resistência à abrasão.
Acima de 11 % tem-se considerável aumento da resistência a manchas e oxidação.
A adição de manganês em quantidades entre 0.3 a 1%, permite extrair o oxigênio dos aços, evitando a formação de óxidos indesejáveis. Essa mesma função desoxidante é também obtida com a adição do silício, o qual ainda propicia maior tenacidade ao aço.
Níquel é o elemento que realça ainda mais as características de tenacidade, além de contribuir para a não ocorrência de fissuras e eventuais distorções e para aumentar a resistência à oxidação.
O molibdênio em pequenas quantidades, entre 0.1 e 4%, aumenta a capacidade de endurecimento dos aços inoxidáveis martensíticos.
O vanádio é mais encontrado em aços comerciais e serve para facilitar a eliminação de impurezas e no aumento da resistência ao desgaste.
O tungstênio possui propriedades similares ao molibdênio, como auxiliar no aumento da capacidade de endurecimento.
Comentários
Postar um comentário