AÇO PATINÁVEL
O aço patinável pode ser fabricado com espessura mínima de até 2 mm geralmente é fornecido em bobinas ou em chapas para grandes espessuras. Embora seja fabricado pelas usinas siderúrgicas nacionais, é um material de difícil acesso no país. Os aços patináveis disponíveis no Brasil possuem Carbono
equivalente inferior a 0,55%.
O material possui elementos de liga como cobre, cromo, vanádio e outros que, por meio de um processo complexo de reação química em contato com a atmosfera, desenvolve naturalmente uma pátina protetora. Apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.
Esta vantagem é melhor observada em ambientes extremamente agressivos, como regiões de orla marítima e também regiões que apresentam grande poluição de dióxido de enxofre. Em ambas situações, os aços patináveis apresentam uma proteção superior àquela inerente aos aços comuns.
Além de proporcionar ao aço patinável visual rústico, com pigmentação vermelho-ferrugem, essa camada de óxido também amplia as propriedades anticorrosivas do material, repelindo a entrada de oxigênio e umidade. Inclusive, a denominação Corten, marca registrada da Companhia do Aço dos Estados Unidos (United States Steel Corporation), refere-se a uma junção de “resistência à corrosão” em inglês (corrosion resistance).
Comentários
Postar um comentário