AÇOS AISI 4340 E 300M
São aços de ultra-alta resistência à tração. Uma das aplicações dos aços 4340 é a utilização em componentes estruturais críticos para veículos espaciais e trens de pouso de aeronaves. Combinam resistência e tenacidade, podendo
trabalhar em variados tipos e níveis de solicitação.
Os aços 300M surgiram mais recentemente como uma evolução tecnológica dos aços 4340, tendo um teor de carbono semelhante ao dos aços 4340, diferencia-se por conter alto teor de silício e receber adição de vanádio.
Estes elementos aliados ao processamento via fusão por indução a vácuo e refusão de arco permitem que os aços 300M atinjam níveis mais elevados de resistência mecânica.
Embora seja consensual o avanço tecnológico do aço 300M em relação ao aço 4340, no que concerne à tenacidade, em diversas aplicações ainda predomina o uso do aço 4340, devido a fatores como o custo unitário dos componentes.
Esses aços são empregados nas condições temperados e revenidos, em que a temperatura e o tempo de revenimento da microestrutura predominantemente martensítica são escolhidos de acordo com o nível de dureza requerido.
Comentários
Postar um comentário