CALDEAR E FORJAR DAMASCO NA MARRETA

CALDEAR E FORJAR DAMASCO
AÇOS 5160 e 15N20
Use protetor facial com lente verde ou lente polarizada, ele vai proteger seus olhos da luz da forja, você vai poder ver a cor do aço e também para evitar que quando estiver caldeando, o bórax não atinja seu rosto. Sem a proteção será difícil trabalhar, vai cansar e machucar sua vista.

Faça um bilet pequeno com poucas camadas, isto vai facilitar caldear e
no início use marreta de 1kg.
Solde um vergalhão no bilet pra poder trabalhar com segurança. A limpeza das peças tem que ser muito bem feita. Sua forja deve estar bem quente, é importante que ela seja bem isolada térmicamente, com plaqueta refratária, pelo menos embaixo, pra que o bórax não destrua a manta refratária.

Inicialmente aqueça o bilet a aproximadamente 800°C (côr: vermelho-cereja), depois retire da forja e polvilhe bórax, não precisa muita quantidade. Coloque na forja de novo. Note que o bórax vai ficar líquido na superfície do bilet. Neste primeiro aquecimento talvez as camadas do bilet fiquem um pouco arqueadas. Retire da forja, coloque o material na mesa da bigorna e BATA SEM FORÇA, apenas pra deixar o material reto, coloque na forja de novo.

Olhando dentro da forja, você vai notar que o bórax está borbulhando, então gire a peça para o bórax atingir todas as partes do material. Veja se a cor do aço ficou com um amarelo-muito-claro (1200°C), retire da forja e comece a caldear.

Neste primeiro caldeamento NÃO PRECISA BATER COM FORÇA, dê marretadas bem conduzidas em toda a peça. Nunca deixe o bilet esfriar. Aplique um pouco mais de bórax e coloque na forja, deixe chegar na cor AMARELA-MUITO-CLARA. Retire da forja e continue dando batidas sem muita força. Não exagere no bórax, lembre -se que nestas altas temperaturas ele se transforma num líquido e quando bater pode espirrar para todos os lados. 

Se estas instruções foram seguidas, você já tem um bloco sólido, teu bilet já está caldeado.

Agora você vai usar marreta de 1,5kg, 2kg ou mais pesada. Não vamos mais usar a temperatura de caldeamento e sim uma temperatura menor: côr amarela-laranja (1050°C).
Polvilhe bórax e coloque na forja de novo, vamos fazer um caldeamento leve. Quando o bórax estiver borbulhando isto indica que vc já pode dar início ao forjamento. 

Na sequência use a marreta mais pesada para esticar o material. Nesta fase não precisa usar borax. Pode baixar a porrada com vontade.
Se você tiver um parceiro pra ajudar a coisa anda mais rápido. Vá diminuindo a espessura do material, não deixe  esfriar, sempre trabalhe com a barra bem quente, na côr amarelo-laranja.
Depois de esticar o bilet você vai cortar a quente pra fazer a multiplicação das camadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX