CONTROLE NUMÉRICO - CAM/CAD

A invenção do controle numérico se deu devido aos trabalhos pioneiros de John T. Parsons no ano de 1940, quando ele tentou gerar uma curva automatica com fresas, fornecendo coordenadas de movimentos. 

No final da década de 1940, Parsons concebeu o método de usar cartões perfurados contendo o sistema de posição de coordenadas para controlar uma máquina-ferramenta. A máquina era direcionada para mover-se em pequenos incrementos e gerar o acabamento desejado. 

No ano de 1948, Parsons demonstrou esse conceito para a Força Aérea dos EUA, que patrocinou a série de projetos em laboratórios no Massachusetts Institute of Technology-MIT. Depois de muita pesquisa, o MIT conseguiu demonstrar o primeiro protótipo NC no ano de 1952 e, no ano seguinte, conseguiram provar as aplicações potenciais do NC.

Desenvolveram ferramentas programadas automaticamente, conhecida como linguagem APT que poderia ser usado para a programação das máquinas NC.

O objetivo principal da linguagem APT era fornecer os meios para o programador comunicar as instruções de usinagem às máquinas-ferramentas de maneira mais fácil, usando instruções em inglês. A linguagem APT ainda é utilizada amplamente na indústria de fabricação e uma série de linguagens de programação modernas é baseada nos conceitos de APT.

Nos anos iniciais da NC, as fitas perfuradas serviam para alimentar as instruções das máquinas 
através da unidade de controle. A linguagem APT também marcou a chegada das máquinas controladas por computador, popularmente conhecidas como  CNC. 

Nas máquinas CNC, os programas são alimentados no computador para controlar as operações. Assim, a unidade de controle que lia os cartões perfurados nas máquinas NC foi substituída pelo computador.

O próximo desenvolvimento foi a combinação de fabricação assistida por computador - CAM, e design assistido por computador - CAD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX