DESEMPENAR LÂMINA COM MARTELINHO
Quando você faz a têmpera, o empenamento costuma acontecer devido a três fatores :
1)-ASSIMETRIA DA LÂMINA
Quando você está usinando e deixa um pouquinho mais de material num lado, a diferença de simetria vai causar um resfriamento irregular, um lado da lâmina vai esfriar mais rápido do que o outro.
2)-AQUECIMENTO NÃO UNIFORME
Esta diferença de simetria também vai proporcionar um aquecimento irregular. A lâmina não vai aquecer por igual e quando resfriar também não vai esfriar por igual. Ela esfria primeiro onde tem menos aço.
3)-RESFRIAMENTO NÃO UNIFORME
A lâmina deve penetrar num ângulo de 90 graus em relação a superfície do óleo. Se você inclinar a lâmina, o lado que entrou primeiro em contato com o líquido vai esfriar mais rápido do que o outro lado e isto pode causar o empenamento. A lâmina deve ser resfriada no sentido do fio, como se tivesse cortando o óleo.
ATENÇÃO: Nunca faça resfriamento rodando a lâmina no recipiente e nem com a lâmina na posição lateral, pois isto pode faze-la empenar.
DESEMPENAR
Para executar este procedimento a lâmina deve estar temperada e revenida. Pra alinhar você vai usar um martelo de 100/200 gramas. A ponta deve ter 4 x 4 ou 5 x 5 mm no maximo.
Localize onde está o empeno. A lâmina deve ficar perfeitamente assentada e firme na face da bigorna. Vá batendo o martelo na parte côncava da lâmina a partir do dorso sempre verificando se desempenou. Bata com firmeza mas não precisa bater com força.
Se você vc bateu demais e empenou para o outro lado, basta virar a faca e repetir o mesmo procedimento.Também serve pra fazer o alinhamento da espiga.
Comentários
Postar um comentário