DUREZA TENACIDADE RESISTÊNCIA AO DESGASTE RESISTÊNCIA A CORROSÃO RETENÇÃO DE FIO
DUREZA: é a capacidade de resistir à deformação quando sujeita a forças de tensão aplicadas. A dureza nos aços para facas é geralmente referida como sendo a resistência da lâmina.
TENACIDADE: é a capacidade da lamina de resistir a danos como trincas, formação de dentes ou lascas,quando usada em aplicações pesadas. Isso também define a capacidade do aço flexionar sem quebrar. A formação de lascas é o pior inimigo de uma faça.
Deve-se considerar que quanto mais duro o aço, maior a tendencia a formação destes defeitos.
RESISTÊNCIA AO DESGASTE: é a capacidade do aço de resistir a danos causados pelo desgaste abrasivo e adesivo. O desgaste abrasivo ocorre do contato entre superfícies mais bem polidas que entram em contato com superficies mais ásperas. O desgaste adesivo ocorre quando pequenas partículas de metal ou outra origem são retiradas de uma superfície e conectadas a outra. A resistência ao desgaste geralmente se correlaciona com a dureza do aço, e é fortemente influenciada pela composição química do aço.
RESISTÊNCIA A CORROSÃO: é a capacidade de resistir à corrosão, como a oxidação causada por elementos externos, como umidade e sal.
RETENÇÃO DE FIO: quanto tempo a lâmina reterá sua capacidade de corte quando sujeita a períodos de uso intenso. Infelizmente a medição da retenção de fio não tem um conjunto definido de padrões e muitos dos dados são subjetivos. A retenção de fio é uma combinação de resistência ao desgaste e a
deformação.O maior compromisso é equilibrar dureza com tenacidade.
Comentários
Postar um comentário