EM 1630, O PAPA URBANO VIII PROIBIU O USO DE BESTAS
Proibiu porque qualquer camponês com o mínimo de treino podia matar um cavaleiro com armadura. Deve ter havido muitas reclamações...
A besta é composta de um arco cujas lâminas de aço são apoiadas num suporte de madeira. A coronha ajuda a reter a corda tensionada e a flecha até o momento do disparo. Quando o disparador é acionado, o sistema de disparo libera a corda do arco.
A besta permite a um atirador um disparo mais potente do que teria com um arco comum, uma vez que o seu tensionamento não depende da capacidade física do atirador.
A besta chinesa tem uma variante e era chamada besta de repetição, consistia em uma única arma que podia lançar de cinco a dez projéteis de uma só vez. Era uma arma para grandes exércitos, pois precisava no mínimo de dois homens para carregá-la e armá-la.
Um homem sentado no chão esticava a corda com os pés para o alto enquanto o segundo carregava e orientava para a execução do tiro. Era uma arma muito útil contra exércitos. Imagine centenas de bestas atirando milhares de flechas no ar, que caiam sobre o campo inimigo que podia estar até 350 metros de distância.
Comentários
Postar um comentário