ESPADA GOUJIAM

ESPADA GOUJIAM
É um dos exemplos mais requintados da metalurgia antiga na China. Ainda hoje, a espada seria muito difícil de reproduzir. Considerada um tesouro do estado, descoberta em setembro de 1965, em Jiangling, Provincia de Hubei.  Mesmo depois de mais de 2.000 anos a espada não estava oxidada. 

Ela contém algumas gravuras em baixo relevo e 11 círculos concêntricos situados a apenas 0,2 milímetros além da ponta do cabo. Parece quase impossível que tal perfeição possa ter sido construída há tanto tempo.

A espada mede 55,7 centímetros de comprimento com uma lâmina de 4,6 centímetros de largura e 8,4 centímetros de comprimento da empunhadura. Na lâmina perto do punho, há oito caracteres antigo que se traduzem em: "A espada pertence a Goujian, o Rei do Estado de Yue".

A investigação científica mostra que a espada é feita principalmente de uma liga de bronze, composto por cobre, estanho e uma pequena quantidade de alumínio, ferro, níquel e enxofre. A proporção de cobre e estanho também varia em diferentes partes da espada. O corpo principal da espada é feito com mais cobre, o que reforça a sua tenacidade, suas bordas são mais ricas em estanho, o que torna a espada muito afiada. Análises mostraram que a superfície da lâmina têm vestígios de um tratamento químico utilizado para prevenir a ferrugem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX