FACA CHEF SABATIER

O formato da Sabatier tornou-se sinônimo da conhecida Faca Chef em todo o mundo, devido a seu formato que permite a execução de vários processos na cozinha.

Tradicionalmente, é uma faca  integral, ou seja, a lâmina, a guarda e a espiga são forjados a partir de uma única peça de aço, o que a torna mais robusta e mais resistente. 

Essa construção faz com que também não se acumulem restos de alimentos ou sujeira em sua estrutura, o que em uma faca projetada para a cozinha, diminui bastante o risco de contaminação.

As lâminas das Sabatiers possuem cerca de 25 a 35 centímetros de comprimento e cerca de 5 centímetros de largura. Sua geometria foi desenvolvida para que se possa realizar os principais processos na cozinha, por isso sua lâmina possui uma curvatura acentuada e gradual, do cabo à ponta, o que proporciona cortes precisos quando deslizada e reduz a superfície de contato inicial entre o fio e o objeto a ser cortado, aumentando consequentemente a pressão no corte. 

A curvatura da lâmina também possibilita que o movimento de subir e descer a lâmina seja feito de forma mais fácil, sem tirar o fio da tábua  otimizando o corte.

A Sabatier também possui uma ponta considerável, permitindo a ela realizar tarefas de facas menores. Outro diferencial que melhora o desempenho da lâmina, é que seu final, próximo à guarda não possui corte e serve para facilitar o corte em alta velocidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX