FERREIRO JAMES BLACK E A FACA BOWIE

A versão mais famosa da faca Bowie foi projetada por Jim Bowie e apresentada ao ferreiro do Arkansas James Black na forma de um modelo de madeira entalhada, em dezembro de 1830. Black produziu a faca encomendada por Bowie e, ao mesmo tempo, criou outra baseada no modelo de Bowie. 

Usou o desenho original, mas com clip point afiado. Black ofereceu a Bowie sua versão e Bowie escolheu a versão modificada. A faca James Black Bowie tinha uma lâmina de 30 cm de comprimento, 5,1 cm de largura e  6,4 mm de espessura. 

Facas como esta, com um clip point pronunciado, são hoje chamadas de facas Sheffield Bowie. Esta forma de lâmina se tornou tão popular que as fábricas em Sheffield produziam estas facas em massa e exportavam para os Estados Unidos em 1850.
Geralmente com um cabo feito de madeira, chifre de veado ou osso e, às vezes, com uma proteção e outros acessórios de prata esterlina. 

Em 1831, Jim Bowie voltou com sua faca James Black Bowie para o Texas e se envolveu em uma luta  com três homens, que foram contratados para matá-lo. De acordo com relatos da época, Bowie usou sua faca para matar os três homens: um assassino quase foi decapitado, o segundo foi estripado e o crânio do terceiro homem foi aberto.

Bowie morreu na Batalha do Álamo cinco anos depois e, na morte, ele e sua faca se tornaram uma lenda americana. O destino da faca Bowie original é desconhecido, no entanto, uma faca com a gravação Bowie No. 1 foi adquirida pelo Museu Histórico de Arkansas de um colecionador do Texas e atribuída ao ferreiro James Black por meio de análise científica. 

James Black teve um negócio próspero fabricando e vendendo estas facas em sua loja em Washington, Arkansas. Black continuou a refinar sua técnica e melhorar a qualidade da faca. As facas de James Black eram muito resistentes, mas flexíveis.

Black manteve sua técnica em segredo e fazia todo o seu trabalho atrás de uma cortina de couro. Muitos afirmam que Black descobriu o segredo de produzir o verdadeiro aço Damasco. 

Em 1870, aos 70 anos, Black tentou passar seu segredo para o filho da família que cuidou dele em sua velhice, Daniel Webster Jones. No entanto, Black estava aposentado há muitos anos e descobriu que ele mesmo havia esquecido o segredo. Daniel WebsterJones mais tarde se tornaria governador do Arkansas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX