FERRO FUNDIDO

Os ferros fundidos são ligas de ferro e carbono com teores elevados de silício e também são fabricados 
a partir do ferro-gusa. Só que nesse irmão do aço, o carbono está presente com teores entre
2 e 4,5%. E, se eles têm mais carbono, o que acontece? Eles ficam mais duros do que o aço. 

Além disso, por causa do silício, forma-se grafite em sua estrutura. Por isso eles são mais frágeis! Portanto, não é possível forjá-los, estirá-los, laminá-los ou vergá-los em qualquer temperatura. 
Mas, como é que o gusa se transforma em ferro fundido? 

A transformação acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço. O forno cubilô trabalha com ferro-gusa, sucata de aço, calcário (para separar as impurezas), ferro-silício, ferro-manganês e coque, como combustível. 

Ele funciona sob o princípio da contra-corrente ou seja, a carga metálica e o coque descem e os gases sobem. Para começar, limpa-se o forno, que é uma carcaça cilíndrica, vertical de aço, revestida internamente com tijolos refratários. Em seguida, coloca-se um pouco de madeira e o coque no fundo e ateia-se fogo. Quando o fogo atravessa toda a camada de coque e madeira, liga-se o sopro de ar. 

Nesse momento, é iniciada a carga: em camadas, são colocadas quantidades pré-determinadas de ferro-gusa, sucata, coque e fundente (calcário). Esse carregamento continua, até atingir o nível da porta de carga e assim deve ser mantido durante toda a operação. 

Essa operação pode ser intermitente ou contínua. Se ela for intermitente, a corrida metálica, ou seja, a retirada do ferro fundido do forno, é feita periodicamente, sempre que necessário. No segundo caso, o material fundido (metal e escória) é despejado continuamente na calha de vazamento. 

Nessa calha, há uma bacia que separa a escória do metal. Esta, por apresentar menor densidade, 
flutua e escorre lateralmente. O ferro corre para a panela de fundição. O forno cubilô não permite que se faça um controle rigoroso da composição química do metal. Por isso, ele é empregado para a produção de ferro fundido que será usado na fabricação de peças que não sofrerão grandes esforços.

Para a produção de ferros fundidos de alta qualidade, são usados fornos elétricos ou fornos cubilô em conjunto com os fornos elétricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX