FORJADA x DESBASTADA

Há um velho ditado entre os ferreiros que diz: CINCO MINUTOS DE FORJAMENTO É MELHOR DO QUE TRINTA MINUTOS DE LIXAMENTO. 
Quanto mais perto pudermos forjar uma lâmina de suas dimensões finais, mais fácil e rápido será para completá-la. Além da vantagem de economizar tempo ao forjar, há também o benefício adicional de fortalecê-la. 

O grão do aço é comprimido na lâmina forjada, deixando perto de 100% da resistência original. O grão da lâmina desbastada é triturado, enfraquecendo a lâmina.

Embora haja muita discussão em relação a diferença fisica e estrutural entre uma lâmina forjada e outra desbastada, sobre a qualidade, é provável que uma faca forjada terá uma estrutura mais resistente, pois há uma acomodação do aço em torno da forma, que acompanha o mesmo fluxo, as mesmas curvas, e por isso confere maior integridade estrutural. 

Um exemplo fácil de entender é um gancho de guindaste. Estes ganchos devem ser extremamente fortes para suportar um peso enorme. Todos os ganchos de guindaste são forjados, caso contrário quebrariam onde o grão de aço é mais fraco. 

O gancho forjado de guindaste retém 100% da resistência do aço. Um gancho de guindaste de desbaste (usinado), seria mais fraco exatamente onde o peso deve ser suspenso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX