FORJANDO A FACA

1º : acenda a forja e ligue a ventoinha. Espere alguns minutos até que ela esteja quente.

2º : Coloque o aço na forja, após alguns minutos você verá que o aço está vermelho. Deixe até que fique na cor laranja. Agora está na temperatura ideal para forjamento.
 
3º: Comece a forjar a faca pela ponta. Coloque o aço na bigorna e comece a dar pancadas com a marreta na quina da ponta da barra do aço. Você notará que a quina vai se achatar e começará a formar a ponta da faca. Quando a temperatura cair, a faca deve voltar para a forja, se você bater no aço fora da faixa de temperatura de forjamento, poderá apresentar fissuras. Volte a lâmina ao fogo quando ela apresentar uma cor vermelho cereja escuro.

4º: com a ponta já forjada, comece a bater na ponta, desta vez de lado, para deixá-la com aproximadamente 2mm de espessura. Bata agora em toda lâmina para que ela apresente uma conicidade, da área do ricasso para a ponta.

5º: agora você vai esticar o fio da faca. Coloque a lâmina na beira da mesa da bigorna e  bata para puxar o fio. Vire a lâmina e repita essa operação, só que desta vez do outro lado. Com o malho bata puxando da direção do dorso para o fio. Procure manter a simetria e não deformar a lâmina com pancadas muito fortes. Uma dica para manter a simetria do fio é dar o mesmo número de pancadas em cada lado.

6º: agora é hora de forjar a espiga. Coloque a espiga na quina da bigorna e bata com o malho até formar uma deformação de cada lado. Repita isto mais 2 vezes, porém um pouco mais atrás do que a primeira deformação. Após isto bata na área de espiga e forje de maneira que ela apresente também uma conicidade em direção ao que será o pomo da faca.

7º: Acerte os pequenos detalhes ou defeitos que ficaram para trás. Use marreta para acertar a simetria ou algum defeito. Olhe o fio pra ver se não apresenta torções. O segredo é não ter pressa e sempre verificar se a lâmina não está torta.

8º: Coloque a lâmina na forja e espere até que ela chegue num vermelho bem escuro, aquele que só se vê se a luz ambiente for muito fraca. Espere até a lâmina chegar nesta cor e resfrie no ar. Repita esta operação três vezes 

9°: Coloque a lâmina novamente na forja e aqueça até a temperatura não magnética e deixe esfriando dentro da forja desligada.
 
10°: Vamos fazer a têmpera. Coloque a lâmina na forja espere esquentar e verifique com um ímã se o aço chegou na temperatura não magnética. Mergulhe a lâmina no óleo para resfriar. A lâmina deve entrar no óleo num ângulo de 90 gráus em relação ao líquido. Movimente a lâmina como se estivesse cortando o óleo.

11°: O revenimento pode ser feito num forno elétrico comum Preste atenção: quando o aço ficar com a cor palha retire do forno e deixe esfriar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX