GEOMETRIA DO FIO
1- SCANDINAVIAN: ou scandi é uma variação do Flat Ground deixando bastante massa na lâmina e, consequentemente, mais pesada.
2- FLAT GROUND: Esta geometria cria um plano só, do dorso até o fio. Este plano confere ao gume a possíbilidade de um fio bastante acentuado. É bastante comum. Sua principal característica é a leveza e o equilíbrio.
3- HIGH FLAT: Variação do Flat Ground deixando um pouco mais massa na lâmina.
4- HOLLOW GROUND: São dois desbastes côncavos laterais. A lâmina fica com pouca massa próxima ao fio e deve ser usada para serviços delicados. Existe uma boa chance do gume ser extremamente afiado. Normalmente esta geometria é usada para navalhas.
5- CONVEX GROUND: Existe bastante massa proxima ao fio. Neste caso, a lâmina torna-se resistente a trabalhos mais pesados. Machados são um exemplo clássico para lâminas do tipo convexa.
6- CINZEL: A geometria em forma de cinzel é caracterizada pelo vazado em apenas um lado da lâmina. Utilizada geralmente em ferramentas onde precisa-se manter o corte reto e empurar o material cortado para apenas um lado. As facas para corte de peixe, na culinária japonesa, são em forma de cinzel.
Comentários
Postar um comentário