GEOMETRIA DO FIO

1- SCANDINAVIAN: ou scandi é uma variação do Flat Ground deixando bastante massa na lâmina e, consequentemente, mais pesada.
2- FLAT GROUND:   Esta geometria cria um plano só, do dorso até o fio. Este plano confere ao gume a possíbilidade de um fio bastante acentuado. É bastante comum. Sua principal característica é a leveza e o equilíbrio.
3- HIGH FLAT:   Variação do Flat Ground deixando um pouco mais massa na lâmina.
4- HOLLOW GROUND:   São dois desbastes côncavos laterais. A lâmina fica com pouca massa próxima ao fio e deve ser usada para serviços delicados. Existe uma boa chance do gume ser extremamente afiado. Normalmente esta geometria é usada para navalhas.
5- CONVEX GROUND:   Existe bastante massa proxima ao fio. Neste caso, a lâmina torna-se resistente a trabalhos mais pesados. Machados são um exemplo clássico para lâminas do tipo convexa.
6- CINZEL:   A geometria em forma de cinzel é caracterizada pelo vazado em apenas um lado da lâmina. Utilizada geralmente em ferramentas onde precisa-se manter o corte reto e empurar o material cortado para apenas um lado. As facas para corte de peixe, na culinária japonesa, são em forma de cinzel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX