GLÁDIO DE POMPÉIA

Este tipo de gládio foi de longe, o mais popularizado no império romano. Tem uma lâmina reta de dois gumes paralelos, rematando numa ponta triangular e uma empunhadura de madeira. De todos os gládios usados pelos romanos, foi o mais curto, MEDINDO 60 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO, a lâmina media por volta de 45 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO e 5 CENTÍMETROS DE LARGURA e Pesava  aproximadamente 700 gr. 

É o mais antigo tipo de espada curta de lâmina reta de dois gumes e caracteriza-se pela sua lâmina bastante larga e quase da mesma largura do punho à ponta. Na Grécia Antiga era tratada como uma arma de último recurso, ao passo que na Roma Antiga assumiu o papel de arma principal, logo depois do pilo, que era uma arma de arremesso.

Tanto os hoplitas gregos, como os legionários usavam do lado esquerdo, de modo a sacar mais facilmente, passando a mão direita à frente do corpo, para segurar o cabo com o polegar próximo à lâmina.

O gládio foi concebido para ser uma espada curta, ligeira e muito ágil, com a qual tanto se podia desferir estocada ou ataque cortante. Era uma arma pontiaguda, embora fosse uma arma corto-perfurante, era especialmente mais eficaz como arma perfurante do que como arma cortante, tanto assim que a ponta era capaz de perfurar as cotas de malha rudimentares da época. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX