GRAFENO (2)
O grafeno é o material mais resistente já conhecido, sendo capaz de suportar pressões de até 130 gigapascal (1.325.631x10 elevado a sexta potência, kgf/cm²).
Tamanha resistência decorre das fortes ligações químicas formadas entre seus átomos de carbono. O aço suporta apenas um terço dessa pressão.
Atualmente, uma folha de grafeno de 5,08 cm por 2,54 cm, cerca de 12,9 cm², pode custar até 275 dólares: uma média de 21 dólares por centímetro quadrado.
Uma das formas de obtenção do grafeno é a partir da grafite: com 1 kg de grafite, que custa em torno de 1 dólar, é possível produzir até 150 g de grafeno, cujo valor supera os 15 mil dólares.
Em virtude da estrutura hexagonal das ligações de carbono, os elétrons deslocam-se no interior dessas finas camadas em velocidades próximas à velocidade da luz.
Apesar de ser uma camada de carbono com altura de um único átomo, o grafeno é visível a olho nu, já que permite a passagem de 97% a 98 % da luz incidente.Esse comportamento ótico surge das propriedades relativísticas dos elétrons no grafeno.
Esse material é capaz de dissipar calor mais rápido que qualquer outro conhecido. Além disso, alguns estudos sugerem que sua temperatura de fusão seja de 4125° Kelvin, cerca de 3851°C.
Comentários
Postar um comentário