JAMES (JIMMY) B. LILE (1933-1991) FACA RAMBO
O norte-americano James (Jimmy) B. Lile (1933-1991) produziu facas artesanais desde os 15 anos de idade, mas apenas ficaria mundialmente famoso a partir da metade da década de 1980, quando foi encarregado de criar e executar um projeto especial para o primeiro filme da série "Rambo".
Assim, da mesma forma que a película tornou famoso o ator Sylvester Stallone, a faca usada por seu personagem projetou Lile no mundo internacional da cutelaria. Entretanto, essa faca "criada" por Lile (com empunhadura oca, para a guarda de pequenos utensílios que auxiliassem a sobrevivência em regiões inóspitas e situações de emergência) não era algo novo, já existindo de forma comercial desde 1920 (modelo 3000, da Ka-bar) e como "custom" desde 1963 (modelo nº 18 - "Attack-Survival", de Randall).
Mas, Lile foi um cuteleiro excepcional, não só pela maciça divulgação de um tipo até então quase desconhecido (e realmente prático) de faca, como pela execução de criações menos "hollywoodianas".
Sua faca de sobrevivência "Sly II" ("Sly" é o apelido de Sylvester Stallone em circulos cinematográficos), versão comercial da faca original do 1º filme da série Rambo, é atualmente muito valorizada em todo o mundo, principalmente se tiver sido executada pelo próprio Lile, uma vez que sua viúva continua explorando comercialmente a marca.
Comentários
Postar um comentário