MADEIRA ESTABILIZADA

MADEIRA ESTABILIZADA
O fator determinante é a escolha das madeiras para os cabos que assegure a funcionalidade e durabilidade das facas. Para tornar a madeira durável, ela precisa  passar por um processo de estabilização, ficando menos propensa a deformações ou rachaduras.

Existem outras vantagens, como o aumento da densidade, sua proteção contra a ação de fungos, bactérias. Ao ser estabilizada, as propriedades da madeira são modificadas, fazendo com que ela ganhe mais massa, resistência e impermeabilidade.

O processo de estabilização altera as propriedades básicas da madeira e torna viável a utilização de madeiras que naturalmente possuem uma densidade menor ou ainda que são procedentes de locais da árvore que não estão próximas ao cerne, como as raízes ou até mesmo madeiras que sofrem com os fungos.

A estabilização é efetuada em peças de madeira macia com teor de umidade inferior a 10%. A madeira é colocada em uma câmara de vácuo com resina suficiente para que fique afundada, mudando os bolsões de ar por toda estrutura criando um espaço denso que é impermeável as mudanças de umidade, aumentando o peso, a densidade e a dureza, o que deixará a peça mais fácil de lixar e obterá um acabamento uniforme. O processo de cortar, modelar e lixar será semelhante ao trabalho com uma madeira densa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX