MATERIAIS PARA CABOS DE FACAS
1. MARFIM.
De diversos animais, mas o de elefante é aquele com melhor resistência, textura e cor. Marfins raros, como de rinoceronte ou de narval, fósseis, como de mamute.
2. ÉBANO.
Madeira totalmente negra, embora exista a variedade Macassar, de tonalidade marrom escura e com pequenos veios. Está em extinção.
3. CASCO DE TARTARUGA
Considerado internacionalmente como o mais raro dos materiais para cabos de facas e canivetes.
4. MADREPÉROLA-ABALONE Atualmente, está muito cotada a madrepérola negra e o abalone.
5. CHIFRE DE VEADO.
De maneira geral, o de mais qualidade média para empunhaduras é o do veado indiano Sambar, O do veado europeu é o que apresenta a melhor textura e contraste de cor, é de difícil obtenção desde a década de 1930. O melhor é o do veado Rusa timorensis, do Timor, com mais densidade, veios mais profundos e miolo mínimo.
6. CHIFRE DE BÚFALO Principalmente quando totalmente negro e bem polído. Apresenta excelente resistência mecânica.
7. MADEIRAS NOBRES Especialmente aquelas de grande densidade, veios contrastantes e boa resistência mecânica, tais como Jacarandás, Pau-Brasil (em extinção), Cocobolo, Pau-Ferro, Guajuvira, Violeta Paranaense.
8. METAIS NOBRES. Prata, alpaca ou mesmo ouro são os clássicos. Atualmente nos EUA estão surgindo criações com talas de empunhadura em "mokume", liga metálica de origem japonesa que utiliza metais como cobre e prata, ou latão e prata, caldeados.
9. CHIFRES DIVERSOS Principalmente de cervos africanos e de cabras montanhesas. Entretanto, a preparação desses chifres exige conhecimento, pois muitos deles tem a tendência de ressecar e descascar.
10. OSSO TRABALHADO.
Este antigo material, surgido no século passado como forma econômica de substituir o chifre de veado em talas de canivetes, tem, cada dia mais, admiradores e cores diferentes.
Comentários
Postar um comentário