MESTRE DA CULTURA


A arte de forjar aço para a produção de ferramentas agrícolas e de outras peças metálicas é mantida por um núcleo familiar há mais de cem anos em oficinas instaladas na localidade de Lajedo, na região Centro-Sul do Ceará.

Um dos ferreiros mais antigos, Francisco Victor de Lima (Netinho), 76 anos, recebeu o reconhecimento do governo do Estado e o título de Mestre da Cultura.

"Eu fabrico foice, roçadeira, chibanca, machado, marretas, martelo, picareta, armador, peças para máquinas, forrageira, debulhador de milho e lâminas de corte de terra. O mais difícil é fazer peças de máquina de debulhar milho, forrageira". Mas ele enfrentou com paciência e inteligência o desafio e ganhou fama na região."Faço um monte de coisas,  adoro essa profissão com a qual criei minha família. Já ensinei a arte a mais de 50 ferreiros".

"Aprendi com meu pai, que aprendeu com o pai dele e isso vem dos nossos avós. A primeira peça que fiz foi prego de moinho. Antigamente as pessoas moíam café, milho para fazer o pão"...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX