NIÓBIO

Elemento químico símbolo Nb,  número atômico 41, massa atômica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 da tábua periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione e Tântalo.

As principais fontes de nióbio são jazidas de um minério chamado pirocloro. 98% das reservas de nióbio em operação estão no Brasil. O país domina 82% do mercado global. 842,4 milhões de toneladas é a somatória dos nossos depósitos. 8% do aço fabricado no planeta leva ferronióbio. 120 mil toneladas é a produção anual do metal no mundo

O mais comum é o ferronióbio (FeNb), liga metálica composta por 65% de nióbio e 35% de ferro destinada ao setor siderúrgico. 

A adição de teores mínimos de ferronióbio, da ordem de 0,05%, torna o aço mecanicamente mais resistente, sem reduzir sua tenacidade, que é a capacidade de se deformar plasticamente sem sofrer ruptura. Por ser + resistente, a chapa de aço fabricada com ferronióbio pode ser mais fina do que a convencional. 

90% do nióbio produzido é transformado em ferronióbio – os 10% restantes dividem-se entre produtos direcionados a aplicações especiais. Os óxidos de nióbio são empregados na fabricação de lentes de câmeras fotográficas, baterias de veículos elétricos e lentes para telescópios.

Resistentes ao calor, as ligas de nióbio de grau vácuo, com elevado nível de pureza, são matéria-prima para turbinas aeronáuticas, motores de foguetes e turbinas terrestres de geração elétrica. 

O nióbio metálico destina-se à produção de fios supercondutores que equipam tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética e aceleradores de partículas. Produzido na forma de lingotes, compostos por 99% do metal, o nióbio metálico tem propriedade supercondutora e elevada resistência à corrosão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX