O HOMEM QUE MATOU O HOMEM MAU
Sebastião Vieira Sandes, o Santo, também apelidado Galeguinho, matou Lampião ! Ele foi parceiro de Lampião no artesanato de couro, quando contava 18 anos em Água Branca, Alagoas. Confeccionava peças de couro ao lado de Lampião, também exímio artesão e bordador.
Galeguinho organizava os bailes do amigo e costumava dançar com Maria Bonita. A madrugada fria de 28 de julho de 1938 passou à história como o fim do cangaço após 270 anos de reinado do banditismo rural no sertão.
Galeguinho contou que subiu ao cume da grota, de onde desferiu um único tiro, que atingiu o umbigo de Lampião depois de resvalar no punhal do cangaceiro. Lampião tomava café diante de sua barraca quando desabou. Santo encontrou Maria Bonita perto de Lampião, atingida no omoplata. “Galeguinho, pelo amor de Deus, não deixe acabarem de me matar”, suplicou ela.
Quando Santo ia oferecer-lhe um cigarro, surgiu o autor do primeiro tiro para dar cabo “da bandida”, decapitando-a, como rezava o código de honra. Santo fez o mesmo com Lampião.
Abaixo o punhal de Lampião com a marca feita pelo projétil.
Comentários
Postar um comentário