OS ALQUIMISTAS

ALQUIMISTAS
Os primeiros utensílios fabricados com ferro foram obtidos a partir de meteoritos, já que a análise de objetos daquela época mostra a presença de teores relativamente elevados de níquel, típico de ferro meteorítico. 

O ferro advindo de minério, que nada mais é que óxido de ferro misturado com materiais de rochas como sílica, foi provavelmente obtido pela primeira vez quando alguém fez uma grande fogueira sobre algumas rochas contendo minério de ferro. 

Com a ação do carbono em altas temperaturas, este minério reduziu ou seja, o oxigênio se separou do ferro, tendo-se então o ferro metálico parcialmente isolado. Bastava então alguém recolher estas estranhas pedras maleáveis depois de cessado o fogo e trabalhar com elas, dando forma a vários tipos de objetos, ainda que rudimentares. 

De maneira geral, o estudo de materiais foi por muito tempo levado de forma empírica. Este processo esteve principalmente na mão dos alquimistas que isolavam e transformavam os materiais. 

No entanto, a metodologia de estudo utilizada pelos alquimistas, possuía um caráter místico e enviesado pelos preconceitos característicos da época, como ocorreu em todos os ramos da ciência. 

A Figura abaixo mostra a evolução cronológica dos elementos químicos descobertos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX