PADRÕES INTERNACIONAIS PARA COLEÇÃO DE FACAS

Diferentes pessoas tem medidas diversas para estimar o padrão de ítens de coleção. Assim como ocorre em diversos itens colecionáveis, o orgão mundial no colecionismo de facas - a National Knives Collectors' Association dos EUA estabeleceu padrões internacionais para a avaliação dessas peças, os quais se aplicam também a canivetes e espadas. 

MINT (recém-cunhada): uma faca absolutamente nova, como no dia em que deixou a fábrica ou o cuteleiro. A lâmina não possui um só risco; a empunhadura não apresenta nenhuma rachadura, apenas podendo ter a coloração determinada por sua antigüidade, como por exemplo: amarelada, no caso de marfim, osso polido ou chifre, etc.; com pátina, em se tratando de metais como a prata, latão ou alpaca; com alguma perda (mínima) de brilho em parte envernizadas, como madeiras, ou em celulóide, ebonite, etc. enfim, uma peça zelosamente guardade em condições ideais de clima, manuseio, etc.
NEAR MINT (próxima do estado acima): uma faca manuseada, porém não usada como instrumento cortante, apresentando (quando muito) mínimas imperfeições, tais como: um ou outro ponto de ferrugem na lâmina, uma ou outra pequenina rachadura (não a falta de pedaços!) na empunhadura, no caso de materiais de origem animal, um ou outro pequeno amassado no caso de metais, uma natural perda de brilho, uma pátina mais consistente em certas partes, etc. 
EXCELLENT (excelente): lâmina e empunhadura demonstrando que a faca teve pouquíssimo uso, nunca tendo sua manutenção básica negligenciada. Nesta classificação admite-se ainda dois ou mais riscos leves, pequenas rachaduras ou uma maior descoloração do material da empunhadura, pátina mais profunda, porém não se admitindo "dentes" na lâmina.
VERY GOOD (muito boa): uma faca com médio uso, admitindo-se um pouco mais de fatores negativos porém ainda evidenciando cuidadosa manutenção. "
GOOD (boa): com um pouco mais de uso do que o padrão acima, entretanto sendo ainda vistosa, eventualmente com uma extensão algo maior de danos, tais como: lâmina medianamente riscada, empunhadura com porções maiores comprometidas, um ou mais pequenos pontos de ferrugem, falta de brilho, etc. 
FAIR (comum): uma faca demonstrando um uso devido e a ação de uma média manutenção. Nesta classificação admite-se, eventualmente, até um pequeno "dente" na lâmina, porém nenhum polimento cosmético posterior, ou a troca de uma parte quebrada, etc.  
POOR (pobre): facas muito usadas, com grandes porções enferrujadas, partes quebradas ou trocadas, repolimento mal feito, manutenção não-adequada, diversos "dentes" na lâmina, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX