PAQUÍMETRO

É usado para medir distâncias internas e externas com a máxima precisão e menos erro. Podem ser do tipo analógico ou digital. É fornecido com um anexo adicional chamado sonda de profundidade, usado para medir profundidades dentro de um objeto. A sonda de profundidade está presa ao braço móvel e se move junto com ele. 

São instrumentos delicados e o máximo cuidado deve ser tomado ao lidar com eles. Também é importante que esteja bem calibrado antes de usar. 

Quando o braço móvel é trazido para a sua posição original ou fechada, o zero na escala principal deve coincidir exatamente com o zero na escala vernier. Isto é muito importante, pois o calibre mede o menor desvio e, portanto, pode fornecer uma leitura final errada.

Cada escala é dividida em 10 divisões iguais e tem uma contagem mínima de 0,1 mm cada. Ao tomar medidas, o braço móvel é ajustado de modo a encaixar os bicos ao redor ou no interior do objeto. 

As leituras de ambas as escalas, principais e vernier, são importantes para fazer a medida final. Vale notar que as leituras em ambas as escalas são tomadas de maneira diferente. A leitura da escala principal é tomada olhando onde a marca, que está apenas à esquerda de 0, coincide com a escala de vernier, enquanto que a leitura secundária é tomada olhando essa marca na escala de vernier que coincide ou está extremamente perto de uma marca na escala principal.

Os paquímetros analógicos são  tradicionais e ainda são muito utilizados. No entanto, ao contrário dos paquímetros analógicos, os digitais exibem a leitura em seu LCD, instantaneamente, qualquer tipo de interpretação pelo usuário.

É um instrumento de medição em forma de L com um braço móvel. O braço móvel é deslizado para ajustar o objeto no meio ou ao redor dos bicos. Possui quatro bicos, com dois superiores usados ​​para medir as distâncias internas e dois inferiores para medir as distâncias internas dos objetos.

O braço móvel também é conhecido como o braço deslizante e carrega a escala vernier, enquanto o braço fixo é o braço principal e carrega a escala principal. O paquímetro tem um parafuso de bloqueio para segurar os braços em um lugar enquanto se faz medições.

As partes principais de um paquímetro são: Bicos internos, Bicos externos, Braço principal, 
Sonda de medição de profundidade
Parafuso de bloqueio, Escalas,     Braço deslizante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX