PROPRIEDADES MECÂNICAS

RESISTÊNCIA MECÂNICA
Pode-se conceituar resistência mecânica como sendo a capacidade do material de resistir a esforços de natureza mecânica, como tração, compressão, cisalhamento, torção, flexão entre outros, sem romper ou deformar. O termo resistência mecânica, porém abrange na prática um conjunto de propriedades que o material deve apresentar, e isto depende da aplicação ao qual se destina. 

ELASTICIDADE
É a capacidade que o material apresenta de deformar-se elasticamente. A deformação elástica de um material ocorre quando o material é submetido a um esforço mecânico e o mesmo tem suas dimensões alteradas, quando o esforço para o material volta às suas dimensões iniciais.
DUCTILIDADE OU PLASTICIDADE  
É a capacidade que o material apresenta de deformar-se plasticamente ou permanentemente antes de sua ruptura. Nota-se que 
houve deformação plástica de um material quando este é submetido a um esforço mecânico e o mesmo tem suas dimensões alteradas,  quando o esforço é para o material não retorna à sua dimensão inicial. 
DUREZA
Dureza é a medida da resistência que o material possui a deformação plástica localizada. 
TENACIDADE
É a capacidade que o material possui em absorver energia antes de sua ruptura. Dentro deste mesmo conceito pode-se associar a
tenacidade com a resistência ao impacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX