RECIÁRIO (2)

Reciário era um tipo de gladiador do Império Romano que lutava equipado como um pescador: uma rede ou tarrafa, um tridente e um punhal de lâmina curta (púgio). O reciário usava uma armadura só num dos braços e uma proteção no ombro, não usava protecção nos pés nem na cabeça.

Era habitual o Reciário lutar com um gladiador Secutor fortemente armado. O Reciário utilizava a sua agilidade e rapidez de movimentos para evitar os ataques do seu agressor, esperando pela melhor oportunidade para contra-atacar. Tentava, em primeiro lugar, atirar a rede sobre o seu rival. Se tivesse sucesso, atacava em seguida com o seu tridente, enquanto o rival se debatia com a rede. 

Outra táctica era apanhar a arma do seu oponente com a rede, atirando-a para fora do seu alcance.O tridente, da altura de um homem, permitia ao Reciário atacar rapidamente, mantendo a distância. Era uma arma muito poderosa, que podia infligir ferimentos graves no crânio ou nos membros desprotegidos. 

O punhal era a última arma a ser utilizada, caso ficasse sem o tridente; ficava reservada para combate corpo-a-corpo. Em alguns combates, um reciário podia ter de lutar com dois secutores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX