RECOZIMENTO DE ESFEROIDIZAÇÃO
O recozimento de esferoidização, conhecido como tratamento de
coalescimento, visa diminuir a dureza e aumentar a ductilidade de aços com ALTO PERCENTUAL DE CARBONO. A microestrutura de aços com elevado teor de carbono é composta por uma quantidade significativa de carbonetos.
No caso do aço carbono, estes carbonetos são basicamente carbonetos de ferro, ou seja cementita (Fe3C). dependendo da
da quantidade de carbono no aço, podemos ter cementita na forma de placas que dispostas de forma alternada com a ferrita forma as ilhas de perlita.
Caso o aço carbono tenha %C maior que 0,77% a cementita também se precipitará no contorno de grão (cementita proeutetóide).
Quando se deseja diminuir dureza ou aumentar a ductilidade destes aços, o recozimento pleno pode não atender às expectativas. Isto porque teremos como resultado do tratamento térmico uma microestrutura de perlita grosseira e cementita no contorno de grão.
Porém como há grande quantidade de perlita o aço ainda se comportará com relativa baixa ductilidade.
O recozimento para esferoidização transforma as placas de cementita presentes na perlita em esferas. Como resultado há maior continuidade da ferrita, o que facilita a movimentação de discordâncias.
Esta transformação é conseguida levando-se em consideração que a forma esférica de um precipitado é a mais estável. A cementita se forma
normalmente como placas, pois a dinâmica da transformação induz a esta morfologia. No entanto, se houver possibilidade de difusão do carbono e tempo para que isto ocorra, as placas de cementita se transformarão em precipitados esféricos.
Comentários
Postar um comentário