RECOZIMENTO
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar os seguintes objetivos: remover tensões resultantes do forjamento, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas.
NORMALIZACÃO
Tratamento térmico onde se aquece o aço acima da temperatura crítica (formação de austenita), com resfriamento em ar tranquilo, à temperatura ambiente, resultando em uma estrutura molecular com granulação mais fina. A normalização visa preparar as lâminas para a têmpera.
TÊMPERA
Consiste no resfriamento brusco do aço, que deve estar a uma temperatura superior à sua temperatura crítica, em um meio de resfriamento como óleo (hidráulico), água, salmoura ou mesmo ar. A velocidade de resfriamento, dependerá do tipo de aço, da forma e das dimensões das peças.
O resultante desejado deste processo é a martensita. O objetivo dessa operação, sob o ponto de vista de propriedades mecânicas, é o aumento da dureza. Resultam também da têmpera, a redução da tenacidade e o aparecimento de tensões internas. Tais inconvenientes são atenuados ou eliminados pelo revenimento.
REVENIMENTO
O revenimento ou revenido é o tratamento térmico que se segue após a têmpera, visando a eliminação dos inconvenientes resultantes desta, removendo tensões internas, corrigindo o excesso de dureza e eliminando a fragilidade do aço, aumentando sua tenacidade e resistência ao choque.
Comentários
Postar um comentário