RETIFICAÇÃO POR ABRASÃO

OBJETIVOS DA RETIFICAÇÃO 
1) reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas 
com ferramentas, como furadeira, torno, plaina, fresadora.
2) dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras.
3) retificar peças que tenham sido  deformadas  ligeiramente durante o processo de tratamento térmico.
4) remover camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação, etc.
CLASSIFICAÇÃO
Há basicamente três tipos de retificadora: a plana, a cilíndrica universal e a cilíndrica sem centros (centerless). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automáticas e automáticas. No caso da center less, ela é automática, pois se trata de uma máquina utilizada para a produção em série.
RETIFICADORA PLANA
Esse tipo de máquina retifica todos os tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas.Na retificadora plana, a peça é presa a uma placa magnética, fixada à mesada retificadora. 

Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento
retilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm.

Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfície a ser usinada.A retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.
RETIFICA CILÍNDRICA UNIVERSAL 
A retificadora cilíndrica universal retifica superfícies cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfícies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento.
A peça é fixada a uma placa universal como a utilizada no torno, que é dotada de um movimento de rotação. O rebolo em movimento de rotação entra em contato com a peça e remove o material.
RETIFICADORA SEM CENTROS  CENTERLESS
Esse tipo de retificadora é muito usado na produção em série. A peça é conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste.O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento à peça e para produzir o avanço longitudinal. Por essa razão, o disco de arraste possui uma inclinação de 3 a 5 graus, que é responsável pelo avanço da peça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX