SAN MAI

Termo em japonês que significa três camadas. É formado por camadas de aço caldeadas, sendo duas camadas externas, chamadas de revestimento e uma camada intermediária, chamada de núcleo. O núcleo é formado por aço de alto carbono e o revestimento é composto de aço com teor de carbono reduzido.

Colocando um núcleo de alto carbono entre duas camadas de baixo carbono, é possível unir os benefícios de ambos os tipos de aço, resultando em uma lâmina com ótimo poder de corte, enquanto ainda é flexível e por isso, mais resistente.

É possível também utilizar o San Mai, como uma forma de evitar a oxidação das facas artesanais, utilizando aços com maior teor de cromo ou inoxidáveis nas camadas externas, reservando aços com alto teor de carbono para a parte interna, o que protege a faca da ação do ambiente, sem comprometer a afiação.

O primeiro passo para fazer San Mai é escolher os aços e montar o billet que será caldeado para que as camadas de aço possam se fundir e criar o efeito desejado. 

As técnicas de confecção do San Mai e do Aço Damasco são parecidas, ele é caldeado na temperatura de 1.100°C, da mesma forma que se faz com os billets de aço damasco. 

A diferença entre estes dois métodos de confecção de facas artesanais é que no San Mai fazemos um sanduíche com os aços enquanto que o damasco é feito a partir de diversas dobras, torções e construção de camadas, que precisam ser forjadas para formar os padrões característicos dessa técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX