SÉRIE O - AÇOS PARA TRABALHO A FRIO TÊMPERA EM ÓLEO

Os aços para trabalho à frio distribuem-se em três grupos distintos, dependendo do aço selecionado para a fabricação. São eles, os aços de têmpera em óleo (série O), os aços de médio teor de elementos de liga (série A) e os aços de alto teor de liga e alto Carbono (série D). 

Uma das características destes aços é a necessidade de baixas taxas de resfriamento requeridas para a têmpera, que induzem menores distorções após tratamento térmico, sendo também referidos como indeformáveis.

Os aços da série O apresentam maior temperabilidade que os da série W, devido ao maior teor de elementos de liga e deles se aproximam quanto à resistência ao desgaste pelo teor elevado de Carbono. A têmpera em óleo resulta em menor risco de trincamento e modificações dimensionais.

A série O contém, em geral, entre 0,85 e 1,55% Carbono, Cromo até 0,85%, Níquelaté 0,30%, podendo conter Tungstênio, Molibdênio e Vanádio. São utilizados em matrizes para conformação à frio de metais, matrizes de corte, calibres, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX