TIPOS DE ESPADAS JAPONESAS
Cada espada é caracterizada por sua forma, método de fabricação na forja, tamanho, têmpera e polimento.
Ken: Espadas retas de dois gumes. São Jokoto ou são espadas rituais.
Tachi: Lâminas de 65 a 75 cm de comprimento, com curvatura acentuada e ponta mais fina do que a base. Quando maiores que 90 cm de comprimento são chamadas de O-Dachi. Quando menores do que 65 cm, mas com a mesma forma, são chamadas de Ko-Dachi. São portadas penduradas no obi com o gume para baixo.
Katana: Substituiu a Tachi à partir do período Muromachi. Lâminas de 60 cm de comprimento ou um pouco maiores, porém de forma mais robusta e compacta, com curvatura menos acentuada e ponta maior do que as Tachi. Portadas enfiadas dentro do obi com o gume voltado para cima. O nome virou sinônimo de espada japonesa. Uma forma especial de Katana, a Uchigatana, era uma Katana menor do que 60 cm de comprimento, com uma curvatura maior, para ser usada com uma mão.
Wakisashi. São lâminas entre 30 até 60 cm de comprimento, com a mesma forma e montagem da Katana.. Acompanham a espada maior e seu conjunto é denominado Daisho. Tornou-se sinônimo da classe samurai pois apenas eles poderiam portar as duas espadas no período Edo.
Tantô: Lâminas menores do que 30 cm de comprimento, geralmente com 27 cm de comprimento. Sua montagem é semelhante à de espadas maiores.
Comentários
Postar um comentário