TRATAMENTO TÉRMICO

O tratamento térmico deve seguir rigorosamente as recomendações do fabricante do aço, adequados controles de temperatura e resfriamento correto. TT é fator determinante para obtenção da microestrutura ideal para garantir propriedades mecânicas e desempenho.Os diferentes tipos de aço usados nas lâminas exibem cada um deles, gráus variáveis de cinco propriedades principais:
DUREZA: é a capacidade de resistir à deformação quando sujeita a forças de tensão aplicadas. A dureza nos aços para facas é geralmente referida como sendo a resistência da lamina. Esta dureza é medida usando a escala Rockwell.
TENACIDADE: é a capacidade da lamina de resistir a danos como trincas formação de "dentes” ou “lascas” quando usada em aplicações pesadas. Isso também define a capacidade do aço de flexionar sem quebrar. A formação de “lascas” é o pior inimigo de uma
faca. Deve-se considerar que quanto mais duro o aço, maior a tendencia a formação destes defeitos. 
RESISTÊNCIA AO DESGASTE: é a capacidade do aço de resistir a danos causados pelo desgaste abrasivo e adesivo. O desgaste abrasivo ocorre do contato entre superfícies mais bem acabadas (polidas) que entram em contato com superficies mais ásperas. Já o desgaste adesivo ocorre quando pequenas partículas de metal ou de outra origem são retiradas de uma superfície e conectadas a outra. A resistência ao desgaste geralmente se correlaciona com a dureza do aço, e é fortemente influenciada pela composição química específica do aço. 
RESISTÊNCIA A CORROSÃO: é a capacidade de resistir à corrosão, como a oxidação/ferrugem causada por elementos externos, como umidade e sal.
RETENÇÃO DE FIO: representa quanto tempo a lâmina reterá sua capacidade de corte quando sujeita a períodos de uso. A medição da retenção de fio não tem um conjunto definido de padrões e muitos dos dados são subjetivos.A retenção de fio pode ser considerada como uma combinação de resistência ao desgaste e a deformação.O maior compromisso é equilibrar dureza com tenacidade. Algumas lâminas podem ser feitas para serem excepcionalmente duras, mas podem lascar ou trincar se simplesmente cairem em uma superfície dura. Por outro lado, uma lâmina pode ser extremamente resistente e capaz de dobrar e flexionar, mas terá dificuldade em manter o fio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX