TRATAMENTOS TÉRMICOS APLICADOS AOS AÇOS
Os tratamentos térmicos aplicados aos aços têm a grosso modo dois objetivos principais: aumentar dureza ou diminuir dureza.
No entanto, os objetivos específicos
definem o tipo de tratamento térmico a ser utilizado. Os tratamentos mais importantes, podem ser agrupados em 3 grandes grupos:
• Recozimentos
• Normalização
• Têmperas
Em geral, os recozimentos têm o objetivo principal de reduzir a dureza do material, as têmperas têm objetivo de aumentar a dureza enquanto que a normalização visa melhorar a tenacidade dos aços.
Os recozimentos podem ser divididos em vários tipos dependendo do seu objetivo específico: recozimento pleno, recozimento para alívio de tensões, para recristalização, esferoidização, para homogeneização, entre outros.
As têmperas possuem também suas variações: têmpera direta, sub-zero, austêmpera e martêmpera. Já a
normalização não possui variações específicas. Um dos parâmetros que caracterizam os tratamentos térmicos é a temperatura de patamar.
A Figura mostra a temperatura de patamar recomentada para os tratamentos térmicos mais comuns realizados em aços ao carbono.
Pode-se notar que alguns tratamentos exigem a total austenitização do aço
(tratamento acima da zona crítica), como é o caso da normalização e das têmperas.
Outros tratamentos admitem o aquecimento na zona intercrítica (entre as linhas A1 e Acm), dependendo da composição química do aço. Outros tratamentos devem ser realizados logo abaixo da zona crítica ou consideravelmente abaixo desta, como é o caso da esferoidização o ou recozimento para alívio de tensões.
Comentários
Postar um comentário