USINAGEM POR ABRASÃO
USINAGEM POR ABRASÃO
(Um pouco da teoria)
Usinagem é o processo de dar forma a uma peça a partir da retirada de material. Existem diversas operações de usinagem e podemos separa-las em dois tipos. As convencionais que tem como exemplos o torneamento, o fresamento, a retificação e o
lixamento, e as não convencionais, jato-d’agua, eletroquímica, ultrassom, entre outras.
No processo de abrasão o cavaco é removido da peça através da acão de partículas naturais ou sintéticas, com geometria irregular e extremamente duras denominadas grãos abrasivos. Dentre os procedimentos que utilizam o principio da abrasão temos o brunimento, a lapidação, a retificação, e outros.
Na TRIBOLOGIA, parte da física aplicada que estuda o fenômeno do atrito em suas diversas manifestações, o processo de abrasão apresenta como objetivo o atrito e desgaste do abrasivo promovendo o desgaste abrasivo da peça lhe atribuindo textura superficial específica e tentando eliminar os possiveis danos térmicos.
Para esse tipo de usinagem os princípios tribológicos são importantes para uma constante melhoria das características obtidas ao final dos procedimentos abrasivos adotados. Outros aspectos também devem ser observados, pois também geram melhorias ou então evitam eventuais problemas ao final da usinagem.
Um exemplo é a temperatura durante a abrasão, que é resultante do atrito e da deformação plástica na producão de cavaco advindas do processo da abrasão e pode se tornar um dos fatores de risco para a peça.Os principais problemas ocasionados pelo excesso de temperatura durante a usinagem são:
• Alterações dimensionais;
• Alterações microestruturais;
• Indução de tensões residuais;
• Surgimento de trincas
Outros elementos tem a mesma ou até maior importância que a temperatura e quando relacionados podem afetar de maneira decisiva
o processo de usinagem:
• Material da peça;
• Ferramenta abrasiva;
• Geometrias e movimentos que governam o contato entre a ferramenta abrasiva e a peça;
• Fluidos lubrificantes;
Comentários
Postar um comentário