AÇO WOOTZ

O wootz era uma peça de aço com alto teor de carbono (1 a 2, 0% em peso), utilizado na fabricação das espadas Indianas produzidas a partir do aço forjado. A fabricação do aço Indiano é sempre referida como um processo que se assemelha ao processo moderno de
cementação ou processo de aço de cadinho. 

Uma peça pequena de aço forjado pesando entre 0, 2 a 1 kg era colocada num cadinho junto com um décimo do seu peso em madeira cortada e folhas de uma planta chamada Avaran (Cassia auriculares). 

O cadinho era então selado
com argila, sendo que até duas dezenas de cadinhos iguais a este eram postos dentro da fornalha. Eram mantidos em alta temperatura com a ajuda de uma corrente de ar, soprada por foles.

O processo estava completo em 2.1/2 horas a 4 horas. O wootz era forjado a temperaturas muito baixas controlada conforme a cor do metal aquecido. 
As propriedades mecânicas que o aço apresentava no final do processo de forja, como resistência ao desgaste, resistência a corrosão e dureza, eram todas desenvolvidas no processo de forja onde a temperatura em cada uma das etapas é de extrema importância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX