ESPADA JAPONESA
Durante do período Jokoto (800 dC), as espadas eram retas, com fio simples ou duplo e pobremente temperadas. Não havia um desenho padrão, eram atadas à cintura por meio de cordas.
As primeiras espadas que se tornaram a arma padrão do samurai foram feitas pelo ferreiro Amakuni, em meados do século VIII.
A adoção do fio curvado foi um grande passo tecnológico para a época, que coincidiu com as melhorias nas técnicas de têmpera. A era de ouro da manufatura de espadas deu-se sete séculos mais tarde, entre 1394 e 1427.
O cavaleiro portava a espada com a lâmina para baixo e a desembainhava em um movimento para cima, de modo que não ferisse o cavalo. O guerreiro a pé usava a kataná com a lâmina voltada para cima.
Tal mudança na forma de porte da espada significou o início de um método de combate novo, que teria um efeito dramático no modo como o samurai encarava a guerra.
Com a espada segura firmemente na cintura, o samurai a sacava e cortava rapidamente num só movimento, defendendo-se sem precisar sacar primeiro e só então adotar uma postura defensiva.
Comentários
Postar um comentário