FERRO FUNDIDO
Antes de tudo vamos esclarecer esta terminologia: ferros fundidos são ligas metálicas ferrosas e não ferro no estado líquido. Eles são chamados assim, pois possuem temperatura de fusão menor que a dos aços.
Esta característica facilita a produção de produtos de ferro fundido a partir do processo de fabricação conhecido como Fundição. São ligas relativamente baratas e possuem uma melhor fluidez que os aços e também por isso são preferidos para este tipo de processo de fabricação.
São ligas ferrosas com teor de carbono superior a 2,11%. Pode-se considerar ferro fundido uma liga contendo somente ferro e carbono. No entanto, o silício sempre está presente em teores superiores ao do próprio carbono.
Visto que o silício possui grande influência nesta liga, os ferros fundidos são geralmente considerados como uma liga ternária Fe-Si-C.
Além disso, possuem ainda Mn, S e P. O carbono presente nestas ligas pode se encontrar dissolvido na estrutura cristalina do ferro (até 0,008%), na forma de grafita (Carbono puro) ou cementita: composto de ferro e carbono - Fe3C).
Existem ainda os ferros fundidos ligados, onde são adicionados outros elementos de liga (como Cr, Mo, Ti, entre outros) para melhorar suas propriedades. Dependendo do teor de silício e da velocidade de resfriamento, temos favorecimento da formação de grafita - cementita.
A grafita pode se apresentar em
diferentes morfologias (forma). O mesmo ocorre com a cementita. Nos ferros fundidos com grafita, a microestrutura pode se apresentar com uma matriz similar aos aços: ferrita livre, perlita, bainita, martensita, entre outros. Dependendo do tipo de microestrutura os ferros fundidos podem ser classificados em quatro grupos principais:
- Ferro fundido cinzento;
- Ferro fundido branco;
- Ferro fundido nodular;
- Ferro fundido maleável.
Comentários
Postar um comentário