MADEIRA ESTABILIZADA By Felipe Fadigatti

Estabilização é a aplicação de  resina em madeiras que estão com sua integridade comprometida.
Normalmente usado em madeiras, mas pode ser usado em inúmeros materiais. 

Os SPALTED por exemplo, muito usado aqui no Brasil devido sua abundância, são madeiras "FUNGADAS" que se tornam porosas e frágeis, perdendo sua estrutura. Quando se faz o processo de estabilização e ela ganha novas características.Esta madeira "podre" absorve resina e fica super resistente.

O processo de estabilização é longo e caro, principalmente no que tange ao conhecimento do processo. 
A estabilização é efetuada em peças de madeira com teor de umidade inferior a 10%. A madeira é colocada numa câmara de vácuo com resina suficiente para que fique afundada.
Devido a pressão negativa a resina penetra na madeira ocupando os bolsões de ar por toda estrutura.

Mas qual é a vantagem? 
Ela vai ganhar força mecânica, se torna inerte a temperaturas, não vai proliferar bactérias, ganha brilho e sua usinagem é muito mais fácil.
A  madeira estabilizada se transforma num material com propriedades completamente novas:

Alta densidade, dureza e força,
resistência a mudanças de
temperatura e mudanças de umidade no ambiente, imunidade aos raios ultravioleta, sem perda das características de qualidade ou mudanças na aparência e deformação, impenetrabilidade para qualquer óleo, resistencia a solventes orgânicos.

Mas lembre-se que é madeira e não se tornará indestrutivel!

Qualquer material pode ser estabilizado ? 
Em teoria sim. Qualquer material que ABSORVA A RESINA se tornará "estabilizado". Se o material for muito duro, denso, impermeável, a resina não penetra, então não será uma estabilização satisfatória.

Já vi ébano, jacarandá, pau ferro estabilizados!
Sim, pode acontecer um pedaço em específico ter uma estrutura que ganhe peso com a resina. Mas não é comum tais madeiras serem estabilizadas, pois contém óleo, são densas, etc.

Temos também a ESTABILIZAÇÃO PRA INGLÊS VER ... Só aquela casquinha externa de 1 mm, que na hora de lixar, vai toda embora. Muito comum nos estabilizados chineses 

E a imbuía, se estabiliza ?? 
Sim e não ... A cada 10 -15 imbuias que tento fazer, uma dou como satisfatória e coloco a venda, o resto ganha apenas 20% a 30% de peso.

Mas pq é tão caro? 
Pq o custo é alto, estamos falando em um novo ramo da cutelaria! 
Não é só pegar uma madeira, colocar na resina e tá pronto, como mostram alguns vídeos. 
É trabalhoso, tedioso e demorado.

Mas vale a pena ? 
Se suas facas são de $100 reais, que é a proposta de uma faca barata e funcional, vou te falar que não. Aconselho usar madeiras melhores do que estabilizadas falsas. Pau ferro, jacarandá bahia, Sebastião arruda, vão ser muito melhores que estabilizados de baixa qualidade.

O que difere uma estabilização bem executada de uma de baixa qualidade?
O ganho de densidade é um bom indicativo. Eu peso, se o material não atingir NO MÍNIMO 100% (ou seja ganhar o dobro do peso) dou como rejeitado. Este é o meu controle de qualidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX