RODAS EXPANSIVAS

São rodas de acabamento com um emborrachamento especial, que permite a mesma aumentar seu diâmetro quando rotacionada, através da força centrífuga. 
Elas utilizam cintas de lixa de comprimento curto, com perímetro apenas alguns milímetros maiores que o da roda, de forma que ela seja "vestida" na roda.

Quando rotacionada e expandida trava a lixa com firmeza, permitindo rebarbação e acabamento como numa roda de contato, sem a necessidade de tensores e esticadores de uma lixadeira de cinta convencional.

São compostas de roda usinada em alumínio com revestimento de borracha vulcanizada, sendo este revestimento divido em duas bandas, interna e externa, unidas pelas aletas. 

Devido à massa (peso) da banda externa, quando rotacionada ela se expande elasticamente através da força centrífuga, limitada pela articulação também elástica das aletas.

VANTAGENS NA SUBSTITUIÇÃO DO REBOLO POR RODA EXPANSIVA 

EFICIÊNCIA: o rebolo perde diâmetro, perde velocidade de corte e remoção de forma exponencial. A roda expansiva não perde diâmetro, mantém velocidade de corte e remoção constante, do início ao fim da vida da lixa.

SEGURANÇA: o rebolo se quebra com relativa facilidade, e quando se parte em alta rotação, causa graves acidentes. A roda expansiva não se quebra, e a cinta se bem emendada não se rompe.

REMOÇÃO: o rebolo é uma pedra abrasiva rígida que pouco absorve vibrações e não contorna com perfeição a superfície, diminuindo a eficiência de corte. A borracha da roda expansiva absorve vibrações, estabiliza o lixamento, possibilita contato contínuo com a área lixada, além de contornar melhor a superfície do material.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX