TOMAHAWK
A palavra "tomahawk é uma derivação da fonética tamahakan no idioma das tribos índias Algonquin e Iroquois que habitavam o Leste da América do Norte. Originalmente, essa fonética aplicava-se a toda uma classe de armas para golpear, compreendendo as maças de guerra feitas de madeiras duras e pedras (war clubs) e os primitivos machados deste último material.
Assim, essas e outras tribos dos EUA passaram a chamar de tamahak os primeiros machados de metal recebidos de comerciantes europeus (franceses) que se dedicavam ao comércio de peles nas fronteiras norte-americanas por volta de 1630.
Eram tecnicamente muito superiores aos de pedra e rapidamente tornaram-se itens disputados entre as populações indígenas daquele país.Tudo leva a crer que as primeiras tentativas de fornecimento de machadinhas de metal aos índios norte-americanos foi através de simples cópias européias dos modelos em pedra, tendo sido rapidamente abandonados devido a raridade atual de alguns poucos exemplares que chegaram aos nossos dias.
Os próprios indígenas devem ter concluido que os modelos dos colonizadores brancos eram bem superiores.
Comentários
Postar um comentário